segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Bancos só estão a dar crédito aos melhores clientes

euro-hand.drm_

O ‘spread’ médio praticado para os novos contratos de crédito à habitação é de 1,6%, perto do mínimo cobrado.

Os bancos têm vindo a aumentar os ‘spreads' cobrados no crédito à habitação desde há cerca de um ano, e os ‘spreads' máximos ultrapassam já os 4%. Mas o ‘spread' médio praticado pela banca para os novos contratos situa-se muito longe destes valores - 1,6%, ou seja, está próximo do ‘spread' mínimo.

"É um sinal de que os bancos só estão a emprestar aos clientes que reúnem as melhores condições, o que faz sentido dadas as dificuldades de financiamento da banca", refere um analista do sector ouvido pelo Diário Económico.

Os últimos dados revelados pelo Banco de Portugal reportam a Novembro de 2010, quando a taxa de juro média (que resulta da soma do indexante com o ‘spread') praticada para os novos contratos de crédito à habitação se fixou em 2,84%. Retirado o valor médio de Outubro da taxa Euribor a seis meses, que serve como principal indexante do crédito à habitação em Portugal, fica-se com um ‘spread' médio de 1,62%. Em Novembro, a média do ‘spread' mínimo de nove das maiores instituições financeiras a operar em Portugal situava-se nos 1,3%. Já a média do ‘spread' máximo atingia os 3,6%.

Por:Marta Marques Silva / Diário Económico

0 comentários:

Enviar um comentário

Ultimas entradas no nosso site

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More