segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Mais oferta e menos procura pressionam preços para baixo


No mês de Outubro, segundo o Portuguese Housing Market Survey, aumentou o número de empresas que referiram quedas em vez de aumentos de preços, com o saldo de respostas a cair de -45% para -52%. Tal é fruto do aumento da oferta e da diminuição da procura. De facto, o saldo de respostas relativo a novas angariações foi positivo, nos +23% (era +36% em Setembro).

Em simultâneo, o saldo de respostas relativo a consultas por potenciais clientes caiu para -30% (estava em -7%). As empresas manifestaram-se mais pessimistas relativamente às perspectivas futuras sobre preços e vendas. Efectivamente, o saldo de respostas relativas às expectativas de preços agravou- -se, passando de -33% para -53%, enquanto nas expectativas de preços diminuiu de +7% para -24%.

Foi na Área Metropolitana (AM) de Lisboa que houve mais consenso quanto à evolução negativa dos preços, seguindo-se a AM do Porto e, finalmente, o Algarve, com saldos de respostas de -55%, -50% e -42%, respectivamente. Quanto aos próximos 3 meses, as expectativas de preços foram mais negativas na região do Algarve (-67%), seguindo-se a AM de Lisboa (-54%) e depois a AM do Porto (-43%).

Finalmente, de forma geral, o sentimento de preço foi mais negativo entre os mediadores imobiliários quando comparado com o dos promotores, com saldos de resposta de -60% e -35%, respectivamente.


Portuguese Housing Market Survey / Outubro 2010

0 comentários:

Enviar um comentário

Ultimas entradas no nosso site

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More