terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Juiz permite uso de Twitter durante audiências

twitterQuestão começou a ser discutida por causa da audição de Assange

'Twitar' durante um julgamento em Inglaterra ou Gales vai passar a ser permitido. A decisão foi tomada pelo Presidente do Tribunal Superior de Justiça que considera que o texto em directo é aceite desde que o juiz no julgamento não veja alguma interferência com a administração da justiça.

Esta regulação apareceu logo após os jornalistas terem usado o Twitter na leitura da sentença de Julian Assange, fundador da Wikileaks, para dar informações novas sobre o caso.

Um jornalista durante a audição, na quinta-feira da semana passada, pediu ao juiz se podia 'twitar' durante o processo.

Na altura o juiz disse não ter qualquer objecção e vários jornalistas foram fazendo actualizações. Estas mensagens são controversas por poderem ser lidas por qualquer cidadão.

De acordo com a ‘BBC’, o presidente do Tribunal Superior decretou, após a questão ter sido levantada nesta audição, que “o uso de um discreto que cabe nas mãos, um equipamento moderno que está praticamente em silêncio, usado com o propósito de divulgação simultânea de acontecimentos para o mundo exterior à medida que se desenrolam no tribunal é improvável que interfira com a boa administração da justiça”.

O regulamento interno tem aplicação imediata mas será revisto. Este guia permite o uso de telemóvel, email e redes sociais como Twitter e é permitido o uso da internet nos portáteis. 

A captação de sons ou imagens durante um julgamento é ilegal, mas o envio de comunicações electrónicas ainda não tinha sido pronunciado.

Fonte: Correio da Manhã

0 comentários:

Enviar um comentário

Ultimas entradas no nosso site

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More