quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Troiaresort cresce a dois dígitos no Verão

Acalá

A Sonae apostou em animação cultural para aumentar a receita média por quarto vendido em Julho e Agosto deste ano. 

O segundo Verão em operação do ‘resort' da Sonae em Tróia venceu pela animação cultural contratada para os meses fortes do turismo. Em ano de crise económica, as receitas dos aparthotéis e do aluguer de apartamentos da Sonae cresceu a dois dígitos em Julho e Agosto. Fonte oficial da Sonae Capital, à qual está afecta a Sonae Turismo, explicou ao Diário Económico que "a estratégia deste Verão passou pelo aumento das actividades de lazer e animação de forma a promover a criação de um novo destino turístico". Mas o contributo para o aumento das receitas do troiaresort não é só das 50 actividades culturais semanais nem da maior oferta gastronómica. A Sonae apostou também numa forte "campanha de ‘early booking' [reservas antecipadas] comunicada a nível nacional e com grande receptividade", explicou fonte oficial.

 
Sem revelar a taxa de ocupação de Julho e Agosto por ser "passível de influenciar a cotação da Sonae Capital", a mesma fonte da empresa avançou que "nos três aparthotéis Aqualuz que existem no Troia Resort , a estratégia definida é oferecer aos clientes um serviço e produto de qualidade a um preço justo, e não criar um destino de massas, de baixa qualidade e preços baixos". Assim, a taxa de ocupação esteve "em linha ou superior" em Julho e Agosto relativamente aos valores do ano passado, mas "com evolução positiva e assinalável ao nível da receita média por quarto vendido", esclareceu.
Uma subida que se fez sentir com o aumento do preço médio em relação ao Verão de 2009. Em Agosto, com as promoções lançadas pela Sonae Turismo, os preços por noite nos aparthotéis variaram entre 208 euros e 856 euros para uma estada obrigatória de, pelo menos, duas noites.

 
Sonae reinicia comercialização
Enquanto a quarta fase do projecto de Tróia da Sonae tem o seu plano de pormenor "em fase final de aprovação", a ‘subholding' liderada por Belmiro de Azevedo está agora a relançar a comercialização dos apartamentos Troiamar e a lançar a do Edifício Ácala. Isto depois de, em Maio, ter arrancado com a venda das moradias troiaresort Village e de ter realizado uma única escritura até Agosto.
Aliás, esse foi um dos problemas que afectou os resultados do primeiro semestre do ano da Sonae Turismo. A empresa teve prejuízos de 5,3 milhões de euros até Junho deste ano, o que contrasta com os lucros de 22,8 milhões de euros em igual período de 2009. A empresa celebrou 16 escrituras contra as 128 no mesmo período do ano passado. A Sonae Capital assumiu mesmo que o "menor nível de vendas no troiaresort explica a maior parte do decréscimo".

Tróia em números:
- A Sonae já concluiu a construção de 435 apartamentos e 186 moradias.
- A empresa já comercializou 66% dos Apartamentos da Praia, 59% dos Apartamentos da Marina e 33% dos lotes da Praia.
- A venda dos apartamentos troiamar e Edifício Ácala vai começar ainda este ano com preços entre 248.400 e vão até 845 mil euros. Os lotes de terreno, já á venda, têm preços entre 750 mil e 1,5 milhões de euros.
- No primeiro semestre, a Sonae Capital teve prejuízos de 5,3 milhões de euros que contrastem com os lucros de 22,8 milhões de 2009, pois foram feitas 16 escrituras contra 128 realizadas em 2009.

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