terça-feira, 1 de março de 2011

Lisboa graffitada

P1070809

“Se não podes vencê-los junta-te a eles” poderia ser a explicação para a eclosão de graffiti em Lisboa nos últimos tempos.

Várias organizações, entre privados e entidades camarárias, têm patrocinado esta arte de rua transformando Lisboa numa galeria open space.

Se a tradição das fachadas brancas se finou no séc. XVIII, a vandalização dos espaços urbanos deveria conhecer desfecho idêntico.

Para quem não dissocie esta forma de arte da  marginalidade /espontaneidade implícita,  espreite os nossos favoritos em www.cronolisboa.org onde até se pode descobrir um “ I love vandalismo” que vimos ser pintado sob escolta das autoridades (naquele caso, de trânsito, porque os andaimes utilizados ocupavam a via pública).Mais perto de nós, na Lapa,  uma manifestação mais contida apesar da colaboração “poética” do irreverente José Luís Peixoto harmoniza com a sobriedade dos prédios vizinhos. Anunciaram a aparição do  último projecto para o final de Fevereiro, alguém o encontrou? Uma oportunidade de o partilhar é inscrevê-lo no www.streetartview.com , iniciativa que utiliza a ferramenta do Google.

Ana Saraiva

1 comentários:

Anónimo disse...

Bravo Ana, obrigado por partilhares...

Enviar um comentário

Ultimas entradas no nosso site