quinta-feira, 3 de março de 2011

Aprenda a pescar com a maré a vazar

otimizando_a_pesca

Na Casa´Caso a formação é uma constante. Preparar e cuidar da nossa equipa de profissionais é para nós absolutamente essencial.

Só assim teremos a atitude certa para que encontre a casa dos seus sonhos.

O Professor Francisco Alvernaz, coordenador de toda  a nossa formação recorre a métodos por vezes menos ortodoxos para que consigamos passar uma mensagem real sobre o estado atual do mercado sem ferir suscetibilidades, esta analogia sobre posicionamento e preço dos imóveis com pescaria aconteceu numa das suas formações.

É bem mais simpático e fácil abordar um proprietário, e com um sorriso cúmplice afirmar que o seu imóvel não vale o que ele pensa, mas sim mais 50.000 €.

O problema é que muitas das vezes a realidade é precisamente a contrária !! 

 

Quatro passos em como colocar o preço da sua casa no mercado atual.

 

1º passo: Prepare o seu imóvel antes de o colocar no anzol.

Se para vender o seu automóvel usado,  preocupa-se em aspirar, polir até brilhar, colocar um perfume agradável, retirar o cãozinho que abana a cauda e o autocolante do seu clube,

você já imaginou o que vai ter de fazer na sua casa.

O seu imóvel não vai ser vendido a menos que crie a emoção necessária a uma tomada de decisão tão importante como é a compra de uma casa.

Ainda se lembra o que o fez comprar a sua ???

 

2º passo : Escolha  um pescador profissional  ou dedique-se à pesca.

Existem duas formas de promover o seu imóvel: particularmente ou através de uma empresa de mediação.

A sua segurança e da sua família estão em primeiro lugar.

Um pequeno exemplo de segurança é a escolha da placa de comercialização do proprietário ou de uma empresa de mediação, a semana passada liguei para uma placa de um proprietário, atendeu uma simpática senhora que disse por sorte estar em casa porque tinha o seu bebé doente e que me abriu a porta de imediato !!

Imaginem que as minhas reais intenções não eram a compra de um imóvel, esta estranha acabou de me meter dentro da sua casa !!

Uma placa de  comercialização de uma empresa  de mediação, faz toda a diferença: O interessado é identificado e é  preenchida uma ficha de cliente antes de se efetuar qualquer visita, e mais, o cliente já foi qualificado para apenas visitar os imóveis que lhe interessa após visualizar um slide show dos imóveis, as suas visitas são precedidas de um relatório de visita que este deve assinar.

Tem a certeza que se vai querer dedicar à pesca ?…

 

3º passo : Quanto tempo tem para estar à pesca ?

O seu imóvel esta  habitado ? Está a ser rentabilizado ?  Representa um custo diário para si ? Já comprou outro imóvel ? ou tem dificuldade com a sua prestação bancária.

Estas considerações são deveras importantes para decidir em quanto tempo quer ou tem para  vender a sua casa.

Faça contas ao custo mensal que tem com o seu imóvel para entender quanto custa cada mês que passou sem o ter vendido.

4º passo :  Enterre o anzol bem fundo no mar porque a maré está a vazar.

Se a sua decisão é vender rapidamente a sua casa, só lhe resta um hipótese. Colocar o valor onde os compradores estão, sem este encontro o seu imóvel vai ficando mais e mais fora de preço.

O mercado vai acabar por reconhecer que o seu isco já não é fresco e você vai ter de ir para a pesca de arrastão, vendendo ao desbarato, quando podia ter vendido no preço de mercado, poupando tempo e dinheiro.

 

eu blog

Fernando Neves

7 comentários:

Anónimo disse...

Goestei, eh eh eh

paula.soares@casacaso.com disse...

Fantástico!!! =)
É a realidade em que vivemos e que tem de ser ultrapassada quer queiramos ou não...
Pesquem com Atitude... :))

Anónimo disse...

Gostei de ir à pesca com Ati tude

Anónimo disse...

Obrigado pelas suas dicas, porem achei o artigo bastante pobre. Basicamente o que recomenda é entregar a casa a uma agência imobiliária e esperar que eles tratem do assunto pois eles são profissionais qualificados...

Mais de 90% das pessoas que conheci no mercado imobiliário que trabalha em agência eram incompetentes. Nao sabem vender, são meros "guias turísticos" de imóveis. Nunca entregaria a minha casa a uma agência imobiliária para a venderem ou alugar!

Tive uma apartamento T1 para arrendar por 700 euros mensais (preços geralmente na minha zona rondam os 500 euros). Somente usei fontes gratuitas na Internet (ocasiao, OLX, custoJusto, etc...) e aluguei em menos de 30 dias. O segredo? Saber vender tanto pessoalmente como através da Internet usando linguagem e fotografias.


Ainda estou por conhecer um agente imobiliário que:

- recomende como decorar a casa antes da a vender
- recomende como criar um ambiente na casa que convide a compra (ambientador, velas, cores, calor, etc...)
- recomende que tipo de obras básicas que ajudariam na venda
- etc...

Boas vendas / compras

Anónimo disse...

Curiosamente aconteceu-me o mesmo mas com um final diferente.
Também eu tentei a venda directa sem pretender recorrer à mediação por achar que seria capaz de o fazer e poupar os custos da mediação.
Tentei no OLX e no Ocasião.
Fui bombardeado com pedidos de angariação por parte das mais diversas mediadoras (algumas completamente desconhecidas e até algumas que me cheiraram a vão de escada pelo tipo de linguagem que usavam).
No entanto conheci um agente imobiliário que me convenceu em pelo menos ouvir o que tinha para propor, sem qualquer compromisso, disse ele. E eu aceitei.
Explicou-me por outras palavras que não as desta apresentação que achei bastante interessante, que deveria parar para olhar para o mercado como comprador e não como vendedor, lembrar-me do que motivou a minha compra e transportar esse sentimento para a minha venda.
Mostrou-me alguns pormenores que poderiam fazer a diferença, tais como retirar durante a visita as inúmeras fotografias que tinha dos meus tempos de juventude e o crucifixo por cima da cama. Confesso que achei demais e fiquei algo chocada com as indicações. Então as minhas coisas não são agradáveis?! Vou alterar a minha própria casa e o meu conforto em prol de desconhecidos? Pensei no assunto e aceitei que fizesse uma visita com um casal interessado numa casa na zona da minha. Retirei o crucifixo, guardei as fotos que tinha espalhadas pela casa, encostei as peças de decoração às paredes para dar uma ideia da área da sala (tenho a casa cheia de bugigangas, lol), etc, etc.
A visita foi feita mas a venda não. No entanto os comentários já foram diferentes dos outros que recebi. Ninguém apontou a "casa está muito cheia" ou fez cara feia quando entraram no meu quarto e do meu marido.
Resumindo, as dicas funcionaram, aceitei que promovesse a casa na sua imobiliária e passados mês e meio tinha um comprador para a mesma.
Deixo este meu testemunho por 2 razões:
A ideia que tinha do mercado e do preço que pretendia pela minha casa estava ligeiramente errada (fora de água como diz esta rúbrica) e não precisei de baixar muito para fechar o negócio.
A outra razão é que, tal como em qualquer actividade há bons e maus profissionais, boas e más empresas e não devemos generalizar.
Eu acabei por vender e comprar casa nova através de agência e recomendo. Fui bem tratada, acompanhada, trataram de toda a papelada sem me incomodar ou perder tempo, explicaram ao meu marido as questões ficais que tanto o preocupavam e só me chamaram para assinar.
Acabei por achar o meu dinheiro bem empregue e voltarei a fazê-lo se pensar trocar outra vez.

Bom trabalho e bom dia para todos.

Anónimo disse...

Obrigado por terem encontrado assunto para comentar, confesso a frustração da mediação quando tenta e não consegue vender um imóvel, contudo estes quatro passos têm alertas importantes, nomeadamente em relação à segurança dos proprietários e a reflexões que a maioria das pessoas não tem quando decide vender casa.
Abraços
Fernando Neves

Anónimo disse...

Alguém (anónimo) colocou aqui um comentário ás 09.09h de 12 de Março que percebi ser um verdadeiro "expert" em vendas, provavelmente daqueles vendedores capazes de vender um frigorífico no pólo Norte...
Por isso deveria saber que quem está treinado a vender, e a ler, consegue perceber sem o mínimo de esforço que se trata de um concorrente da empresa que publicou o texto. É "chato" perceber que no mercado imobiliário (como em todos os outros, de resto) não anda toda a gente a dormir, nem à pesca. Apetece aconselhar: ó homem guarde lá a sua clarividência para si e deixe de ser parvo, olhe, VÁ À PESCA que isso passa-lhe!

Enviar um comentário

Ultimas entradas no nosso site