segunda-feira, 9 de maio de 2011

Vender ou comprar

Calculating-Worth-Vacation-DayA crise que se vive desde há mais de um ano em Portugal, já se fazia sentir no imobiliário desde 2002 e que se agravou a partir de 2008 com o fim das descidas das taxas de juro.

O crescimento desenfreado da construção e do numero de fogos da ultima década, desequilibrou a procura e ficamos com excedentes de oferta, a nossa banca muito contribui ao longo dos últimos anos  com financiamentos elevadíssimos à construção e  aos particulares.

Estes factores não contribuíram para uma lei da oferta e procura normal, que deveria ter por base o crescimento das famílias e do numero de habitantes das cidades, bem como do contributo da riqueza gerada pelo tecido empresarial duma região.

A realidade é que temos de nos adaptar a um novo paradigma, com base num tecido urbano com excedente de oferta no imobiliário com uma banca retraída para contribuir para uma recuperação do sector.e a braços com uma necessidade imperativa de colocar no mercado os seus imóveis fruto do crescente incumprimento das famílias.

Como juntar estas nova realidade ás necessidades de habitação das famílias ???

Foi imperativo uma redução brutal do índice de construção, tal tem vindo a acontecer desde à dois anos tendo a redução neste ano atingido 80% do numero de pedidos de licenças para a construção

podemos portanto dizer que estamos no bom caminho.

A Forte contração do financiamento da banca com travões a fundo aos excessos dos financiamentos a 100 % e dos spreads  baixíssimos já aconteceu, estando a banca a financiar agora numa relação máxima de 80 % do valor de avaliação dos imóveis. obrigando a uma necessária revisão em baixa dos valores dos imóveis principalmente no segmento médio dos valores entre os 150.000 e 250.000 €

O mercado reagiu a esta nova realidade e os preços tiveram uma redução neste segmento entre os 10 e os 20 %, muito longe da bolha imobiliária de outros países europeus e do que aconteceu nos EUA.

Temos portanto um sector imobiliário que não tendo sido alvo de uma reforma fiscal abrupta, esta a revelar maturidade e com tendência a estabilizar. Foi a própria Troika a deixar indicações que seria desejável até uma pequena subida dos  preços.

É minha profunda convicção que o País vai dar resposta aos desafios que se avizinham, as noticias de um crescimento das economias pilares da Europa vão trazer um regresso desejável do Turismo a Portugal, por mais que viaje não encontro povo tão hospitaleiro e com condições para o turismo tão interessantes como as que Portugal tem para oferecer.

Nós  cá estamos a contribuir para tudo isto, com as nossas equipas comerciais em Troiaresort em Soltroia e agora com uma loja em Altura, no Algarve

A Casa’Caso deseja-vos votos de bom trabalho.

 

Fernando Neves

Ultimas entradas no nosso site